sexta-feira, 25 de junho de 2010

Windows Phone chega para brigar com Android e iPhone OS

O Windows Mobile 7 como todos pensavam que seria a continuação do Sistema móvel mais conhecido em todo o mundo, assim o a noticia da mudança de nome para Windows Phone 7 ganhou a mídia, especialmente com a proximidade da Mobile World Conference que acontece em Barcelona.

Hoje com a realidade no lançamento, para a felicidade dos apaixonados pelo Windows Mobile (que são um grupo seleto). Afinal, a plataforma móvel da Microsoft vem comendo poeira dia após dia para concorrentes como Android e o iPhone OS. Mas finalmente o antigo Windows Mobile recebeu uma reformulação completa, anunciada oficialmente no Mobile World Congress 2010, em Barcelona, na Espanha.

Para começar, de Windows Mobile, ele passou a ser chamado de Windows Phone 7, totalmente reformulada e até refletindo a idéia de estar promovendo os próprios softwares e serviços em smartphones baseados na sua tecnologia.

windows-phone-7

A sétima geração do sistema móvel da gigante de Redmond chega com uma tela inicial completamente nova, bem diferente do padrão adotado pelas empresas após o lançamento do iPhone OS. A experiência do usuário também foi bastante alterada, agora focada em ferramentas sociais e integrações com o Xbox LIVE e o Zune. Já deu para ter uma idéia de que o sistema realmente foi reconstruído do zero pelos engenheiros da empresa.

A tela inicial proporciona ao usuário uma experiência focada no telefone, redes sociais, emails e outras tarefas, podendo ser acessadas facilmente com apenas um clique. Todos os menus possuem letras enormes, são rápidos e personalizados conforme você os utiliza.

Sobre o Bing (integrado no SO), ele trabalhará com a ferramenta de mapas integrada. Se você fizer uma pesquisa por “sushi”, por exemplo, aparecerão nos resultados do mapa restaurantes próximos a você.

Não haverá personalizações específicas de operadoras e fabricantes no futuro, e os produtos baseados no Windows Phone 7 serão selecionados pela Microsoft. Eles deverão ter apenas três botões — Inciar, Voltar e Buscar no Bing — abaixo da tela touchscreen.

Ainda que nenhum aparelho com o novo sistema tenha sido apresentado até o momento em Barcelona ou em toda a MWC, podemos esperar para ver os primeiros smartphones com o Windows Phone até o final de 2010. Parte da dificuldade em se ver aparelhos equipados com o Windows Phone talvez seja atribuida a configuracao do hardware necessario para rodar o sistema operacional. Como divulgamos anteriormente poucos aparelhos atualmente conseguem atender os requisitos mínimos

Confira as primeiras impressões do pessoal do MobileCrunch que já pôde por as mãos em um aparelho com o Windows Phone 7:

  • A interface é um desvio rápido e maciço do Windows Mobile 6.5. Realmente, é enorme. Não há quase nenhuma semelhança entre o Windows Phone e qualquer versão anterior do Windows Mobile.
  • Os fabricantes não serão capazes de realizar modificações em massa no Windows Phone. A Microsoft até comentou que coisas como o TouchFlo, da HTC, não existirão no Windows Phone.
  • A marca Zune será usada para conteúdo de música/vídeo, enquanto o Xbox Live será utilizado para jogos.
  • A tela principal é composta por duas páginas: à esquerda é uma série de “painéis” (chamada de “Live Tiles”), quadrada ou retângula, que servem como atalhos para seus aplicativos favoritos e seus respectivos conteúdos. Na direita é uma simples lista de todos os aplicativos instalados no aparelho.
  • Os painéis sobre a tela principal (os ícones de atalho) são dinâmicos, em certa medida. O painel de “fotos” puxa fotos recentes como o fundo do ícone, como você pôde ver na imagem do post.
  • A coisa toda lembra muito uma combinação entre a interface do Zune e do novo dashboard do Xbox 360.
  • Os painéis podem ser arrastados e rearranjados na tela inicial do mesmo modo que os ícones são rearranjados no iPhone: toque, mantenha pressionado e arraste.
  • Cada tela foi tirada de sua alma — se não é necessário, não está na tela. Não há nenhum botão “Iniciar” persistente na parte superior da tela em todos os momentos. Nem uma barra de relógio / Wi-Fi / bateria fica lá em cima até que você clique no espaço onde ela deveria estar.

windowsphone-pictures

  • O Windows Phone é muito pesado tratando-se de animações e a Microsoft está orgulhosa disso. Veja o calendário, como exemplo: quando você pula do modo de visualização de dia para o modo de mês, ele amplia de um para o outro.
  • Há pelo menos uma integração rudimentar do Facebook. Foi avistado atualizações de status do Facebook sendo puxado para dentro da tela de contatos (que é chamada de hub “People”), e você pode atualizar o seu status do mesmo lugar.
  • Todos os aparelhos com o Windows Phone terão de ter três botões: Voltar, Iniciar (tecla Windows) e Busca no Bing. A Microsoft está sendo bastante rigorosa neste ponto.
  • O botão de procura é sensível ao contexto. Por exemplo, na tela inicial, ele lança o Bing, porém teclando nele enquanto você está em algum aplicativo fará com que você busque apenas nos seus aplicativos.
  • Segurando o botão de busca, o sistema lançará um recurso de busca por voz. Ainda não estava funcionando.
  • Ainda não existe nenhuma forma de copiar e colar. Isto será explicado, entretanto, na conferência MIX da Microsoft no mês que vem.

 

Jonathan Lourenço Ferreira
Microsoft MCP – Intel Storage Professional Certified | Charter Member: Mswmd-es
(ELO Consultoria e Tecnologia - Brasil: Simplificando o Gerenciamento de Serviços de TI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário